Para Lula, comunidade financeira deve ter atitude construtiva

Em discurso no National Press Club, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que é preciso que haja uma atitude construtiva por parte da comunidade financeira internacional. “Estejam seguros de que todas as instituições e empresas responsáveis, interessadas na prosperidade e nos ganhos que advêm do crescimento econômico, encontrarão no Brasil um ambiente seguro e estável para investir.”

Lula disse que tem plena consciência de o seu governo herdará uma situação difícil. “Na frente interna, a dívida pública aumentou substancialmente nos últimos anos. No plano externo, as empresas brasileiras têm enfrentado um inédito corte nas linhas de crédito. Mesmo assim, estou otimista, creio que o Brasil tem meios de superar as atuais dificuldades e retomar o caminho do crescimento sustentado”, afirmou.

O presidente eleito garantiu que o seu governo fará as mudanças necessárias de maneira gradual e transparente. “Meu governo vai pautar-se pela responsabilidade fiscal, pelo combate à inflação e pelo respeito aos contratos e acordos. Essas são as bases para a retomada do desenvolvimento sustentado.”

Lula disse que sabe que, para cumprir os importantes compromissos sociais que assumiu na campanha, é preciso manter a inflação sob controle e a economia estável. “Ao mesmo tempo temos claro que a única estabilidade duradoura é a que se ancora na Justiça social.”

Voltar ao topo