Para Heloísa Helena, ausência em Davos seria mais simbólica

A senadora Heloísa Helena (PT-AL) avaliou hoje que a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva falaria mais ao mundo do que sua presença no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. “Do ponto de vista simbólico, eu acho que falaria mais ao mundo a ausência dele do que a presença”, disse ela.

Ela ponderou que este é um debate de alta complexidade, bem como as propostas que foram apresentadas no encontro. “Eu espero que a gente faça um debate nas instâncias partidárias sobre aquilo que nós, de alguma forma, nos apresentamos à sociedade como capazes de fazê-lo”, acrescentou, numa referência às mudanças estruturais defendidas pelo PT.

A senadora voltou a afirmar que o trabalho é o elo mais frágil da relação com o capital e não pode ser mais enfraquecido. “Não podemos aceitar que para o capital as propostas sejam a longo prazo e para o trabalho as propostas sejam para retirada de direitos a curto prazo”, analisou.

Ela sugeriu que, se há pontos conflituosos dentro do PT. Na sua avaliação, o debate poderia começar pelos aspectos em que há consenso, ou seja, as reformas tributária e política.  A senadora participa em Porto Alegre do seminário “Alternativas socialistas para a crise do neoliberalismo”, realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUC). O evento começou hoje à tarde e terminará amanhã à noite.

Voltar ao topo