O prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (PFL), analisou hoje no seu ex-blog, um e-mail que ele dispara diariamente, a pesquisa Datafolha divulgada hoje, em que Luiz Inácio Lula da Silva aparece na liderança com 51% do total dos votos contra 40% de Geraldo Alckmin, da coligação PSDB/PFL. Para César Maia, Lula recebeu a transferência dos votos dos eleitores de Heloísa Helena no primeiro turno.

continua após a publicidade

"Neste segmento Geraldo perdeu nove pontos ou quase um ponto nacional, provavelmente concentrado no Estado do Rio, onde Heloísa Helena obteve mais de 30% de seus votos. O eleitor de Heloísa Helena foi basicamente de classe média, de nível superior, e politizado de esquerda. Todos os números de perda de Geraldo no Datafolha cruzam com este tipo de eleitor", afirmou Maia.

César Maia também associa a perda de votos de Alckmin captada pela pesquisa à foto tirada ao lado do ex-governador e seu inimigo político, Anthony Garotinho (PMDB). "Certamente a foto com Garotinho foi fator decisivo para o eleitor de Heloísa Helena no Rio decidir".

Maia disse também que foi tudo errado no comportamento de Alckmin na primeira semana após a eleição: "Ele vinha crescendo no primeiro turno, passo a passo, um pouco acelerado no final pelo dossiê". O prefeito carioca lembrou que a opinião pública vai sendo alcançada pelos contatos diretos, progressivamente, a partir dos que procuram informações, até chegar aos que tem a mídia apenas como entretenimento. No dia seguinte ele teria que ter reforçado sua presença nas ruas tomando cafezinho em várias capitais. Mas ficou cravado em S. Paulo e Brasília tratando de conchavos políticos e fotos desabonadoras. Com isso a curva de crescimento se interrompe, pois o noticiário muda de foco".

continua após a publicidade