Para Alencar, pagamento ao FMI sinaliza que Brasil é país seguro

Brasília – O vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, destacou hoje a importância do pagamento antecipado pelo país de US$ 15,5 bilhões, referentes a empréstimos contraídos pelo setor público brasileiro com o Fundo Monetário Internacional (FMI). "Vai trazer uma informação valiosa de que o Brasil é um país onde se pode aplicar sem risco", comentou, durante audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. O pagamento foi anunciado ontem, pelo Ministério da Fazenda, e se refere a parcelas que seriam pagas pelo Brasil entre 2006 e 2007.

Alencar voltou a criticar os juros e disse que a carga tributária, o total de tributos pagos no país em relação com o valor do que é produzido nas atividades econômicas, não pode crescer mais no Brasil. "Não podemos pensar na elevação nem das alíquotas, muito menos da carga tributária no Brasil", afirmou.

"Não precisamos de inflação e nem de taxas de juros despropositadas como estas que nós praticamos como instrumento de combate a inflação, porque há outros instrumentos", acrescentou, em referência à política monetária, praticada pelo Banco Central.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.