Papa só será informado do resultado de Alemanha-Espanha na quinta-feira

Foto por: Filippo Monteforte

Embora seja alemão, o papa Bento XVI, não assistiu à semifinal do Mundial entre a “Mannschaft” e a seleção espanhola, e só será informado do resultado da partida na quinta-feira, noticiou a imprensa local esta quarta.

O Papa, de 83 anos, que chegou hoje de sua residência de verão em Castel Gandolfo, sudeste de Roma, retirou-se ao fim do dia durante uma hora para ler, estudar e rezar, como é seu costume.

Seu secretário pessoal, Georg Gaenswein, viu o jogo, mas estava proibido de incomodar o Papa tarde da noite (eram 22h2O locais, 17h20 de Brasília) para informá-lo da derrota da Alemanha para a Espanha por 1-0.

“Ele ficará contente pela Espanha, país de profundas raízes católicas e, claro, também teria ficado pela Alemanha, pois é seu país de origem”, declararam à imprensa local fontes próximas a Bento XVI.

Segundo meios de comunicação da Itália, era improvável que Bento XVI mostrasse alguma preferência porque isto seria contrário a seu papel como líder da Igreja Católica.

Além disso, Joseph Ratzinger nunca escondeu seu desinteresse por competições, mas em várias ocasiões destacou a importância particular do futebol por seus valores éticos e sociais.