Papa condena morte de policial após jogo do Italiano

O Papa Bento XVI condenou hoje "os gestos de violência que mancham o mundo do futebol" e pediu respeito às leis no telegrama de pêsames pela morte do policial Filippo Raciti nos confrontos após o jogo entre Catania e Palermo, na Sicília.

No telegrama, que foi enviado ao Arcebispo de Catânia, Salvatore Gristina, o Papa pede "aos protagonistas que promovam com maior determinação o respeito às leis, favorecendo a lealdade, a solidariedade e a saudável competitividade".

Além disso, o Papa diz se sentir próximo aos familiares de Raciti e aos feridos e policiais empenhados junto a outras forças de segurança para manter a segurança dos cidadãos. Um dos apresentadores mais famosos da televisão italiana, o siciliano Pippo Baudo, criticou o Papa no domingo, durante um dos programas de grande audiência da cadeia estatal RAI, por não ter falado da questão durante o Ângelus.

Baudo também criticou a Igreja italiana por não ter suspenso as festas patronais em Catânia, onde ocorreram os distúrbios.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse que eram "críticas inapropriadas", já que representantes da Santa Sé já tinham condenado o episódio, como o "Osservatore Romano", que pediu a suspensão do campeonato por pelo menos um ano.

Voltar ao topo