Panificadoras têm três meses para começar a vender pão francês por quilo

Brasília – As panificadoras de todo país têm até o dia 22 de outubro para se adequarem às novas regras de venda do pão francês. O produto passará a ser vendido por peso e não mais por unidade como ocorre hoje na maioria dos estabelecimentos. A portaria que determina os novos critérios foi publicada no último dia 22 no Diário Oficial da União.

O coordenador geral de Fiscalização do o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Jorge Hessen, diz que os consumidores vão poder fiscalizar melhor o preço do pão francês a partir de agora.

"Você vai comprar de acordo com quem estabelecer o menor preço por quilo. A partir de agora, o consumidor vai acompanhar o peso real e vai pagar o preço justo daquilo que está levando. Fica mais fácil para o consumidor fiscalizar o que está comprando".

Ele esclareceu que a fiscalização das balanças é de responsabilidade do Inmetro, mas o consumidor pode ficar atento, observando se elas têm o selo do instituto. A nova regra determina que os estabelecimentos coloquem perto de cada balança um cartaz com letras legíveis indicando o preço a ser pago por quilo.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 285 1818 ou pelo site do Inmetro www.inmetro.gov.br

Durante dois meses, o instituto fez uma consulta pública para saber qual é a preferência da população. Dentre os mais de mil entrevistados, cerca de 70% disseram que preferem comprar o pão por quilo.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.