Palocci diz que Lula quer reformas tributária e da Previdência já

O ministro da Fazenda, Antônio Palocci Filho, afirmou hoje, em Porto Alegre, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que as reformas tributária e da Previdência sejam preparadas já e que a discussão envolva ministérios, governadores, prefeitos e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Palocci Filho afirmou que a intenção do governo é votar as duas reformas neste ano, mas admitiu que o calendário terá de ser negociado com o Congresso. Ele afirmou ainda que o Executivo e o Legislativo federais terão de chegar a um entendimento sobre o encaminhamento posterior da proposta de mudanças.

O debate para preparação das duas reformas ocorrerá ao mesmo tempo e pode até ser que as duas tenham tramitação concomitante no Congresso. Mas reiterou que é preciso ainda organizar as datas. Palocci Filho admitiu que a reforma tributária é a debatida no Brasil nos últimos anos e que, agora, a única coisa necessária para realizá-la é coragem.

O ministro da Fazenda reuniu-se com o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB), a quem reconheceu ter pedido ajuda na condução da reforma tributária. ?Vim convidar o governador, em nome da Presidência, para nos auxiliar na reforma tributária. Queremos construir um projeto de reforma tributária que não seja a expressão de especialistas do governo, mas resultado de diálogo com todos os setores da sociedade.?

Palocci Filho afirmou que a reforma só acontecerá se for estruturada por consenso, o que é uma grande dificuldade, mas que será obtida com trabalho. O ministro almoçou com empresários gaúchos na Federação das Associações Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul).

Voltar ao topo