Palocci diz que inflação justifica decisão do Copom

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, atribuiu a nova elevação da taxa básica de juros pelo Copom e o aumento do compulsório sobre depósito à vista à alta da inflação verificada em janeiro. ?Certamente o Copom, quando toma decisões como esta, leva em consideração elementos que justificam a política monetária mais ajustada. Como a inflação deu sinais de crescimento em janeiro, certamente esta questão esteve no centro da avaliação do Copom”, afirmou.

Palocci disse que a decisão do Copom tem o apoio do governo e tem caráter meramente técnico. O ministro disse não acreditar que a elevação dos juros e do compulsório prejudicarão a atividade econômica no país.

?O importante para o crescimento é um conjunto de medidas que possamos fazer e que estamos fazendo na área monetária e fiscal para que possamos ter uma melhora do quadro econômico do Brasil e a possibilidade de retomada do crescimento.” Palocci disse que desde o começo do ano o governo tem promovido um esforço fiscal ?ajustado” e uma política monetária ?atenta”, o que tem surtido efeito sobre o risco-brasil e sobre o fluxo de crédito, principalmente para as exportações.

O ministro esteve hoje no STF (Supremo Tribunal Federal), em uma visita de cortesia. Apesar de tramitarem no Supremo 11 inquéritos contra a administração de Palocci em Ribeirão Preto (SP), ele negou que as ações tenham sido o tema do encontro.

Voltar ao topo