Palocci diz que é preciso sabedoria para manter crescimento do país

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse hoje que não há obstáculos para o crescimento econômico de longo prazo. Segundo ele, se for necessário, o governo fará ajustes para garantir a manutenção do desenvolvimento da economia. “Não há nada no horizonte que nos faça pensar que esse crescimento, que esse vigor, deva ter interrupções. Não há motivo para interrupções. Pode haver, num momento de crescimento como esse, eventuais ajustes de trajetória, o que é bom para garantir que o crescimento venha num longo prazo”, afirmou.

Ao comentar os números divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam um crescimento de 4,2% do Produto Interno Bruto (PIB) nos primeiros seis meses deste ano, o ministro ressaltou que é preciso “sabedoria” para que a trajetória de crescimento se mantenha. “Se o Brasil tiver a sabedoria de fazer uma boa reflexão sobre esses momentos, sobre a grande força da sua economia, sobre a necessidade de ser perseverante no equilíbrio dessa economia, nós vamos fazer dez anos, doze anos, quinze anos de crescimento econômico, essa é a vocação do Brasil”, disse.

O ministro afirmou que, contrariando alguns especialistas, o crescimento econômico já está gerando empregos. “Os dados de emprego mostram que, diferente do que muitos pensavam, o crescimento traz fortemente a geração de empregos formais a níveis cada vez maiores, o que mostra que está adequada a maneira com que a retomada da atividade está se dando no Brasil”, afirmou.

Segundo o ministro, a retomada do crescimento da economia brasileira é maior do que o esperado. “A atividade industrial e a retomada da economia está vindo até mais forte do que todas as expectativas, não apenas do governo, mas todas as previsões feitas no fim do ano passado e no início deste ano. Isso mostra a vitalidade da economia brasileira”, afirmou. Palocci disse que, assim como os dois primeiros trimestres deste ano foram de crescimento econômico, os indicadores são positivos também para o terceiro trimestre.

Voltar ao topo