Palocci: combate à inflação tem que ser consistente e cuidadoso

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, afirmou hoje que o combate à inflaçao tem que ser consistente e cuidadoso. Ele lembrou que já houve uma série de medidas, tablitas e congelamento de preços. “Até macumba e vodoo aconteceu”, brincou. Admitiu no entanto que algumas experiências deram certo, mas que no conjunto não resolveram. Por isso, defendeu que não se pode adotar medidas “exóticas” para o combate à inflação e nem criar uma bolha de crescimento que não se sustentaria. “Não há política de crescimento sustentável sem o combate à inflação”, afirmou. Ao ser perguntado que patamar poderia chegar o risco Brasil, Palocci respondeu : “Quem sabe Deus pode lhe dar essa resposta. Eu não consigo”.

O ministro da Fazenda comentou a saída do diretor de Política Econômica do Banco Central, Ilan Goldfajn. Ele disse que a mudança já era esperada e uma vontade do próprio diretor desde o ano passado, mas diante de um pedido dele (Palocci) e do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, acabou permanecendo no cargo. Palocci elogiou o ex-diretor e disse que era uma das pessoas que mais acumularam experiência em política monetária.

O ministro da Fazenda deu as declarações durante a coletiva que concedeu após palestra no XV Fórum Nacional , na sede do BNDES, no Rio.

Voltar ao topo