Palestras alertam estudantes sobre o uso de substâncias psicoativas

A Secretaria Estadual da Saúde, por meio da Diretoria de Recursos Humanos e Divisão de Recrutamento Seleção e Acompanhamento, realiza cursos de Ambientação para seus estagiários. Uma série de palestras sobre o uso indevido de substâncias psicoativas (drogas lícitas e ilícitas) realizada entre 23 e 25 de novembro para conscientizar os jovens estagiários da Secretaria do Estado da Saúde e outras Secretarias de Estado.

Esses cursos têm o objetivo de prepará-los para as necessidades da vida e para a cidadania, afirmou a chefe da Divisão de Recrutamento e Acompanhamento de Pessoal, Heloísa Piedade Meneguel.

Mais de 250 estudantes foram convidados a assistir as palestras nos três dias. Elas contaram com o apoio da Secretaria da Justiça e Cidadania, e foi ministrada pela psicóloga e coordenadora Estadual Antidrogas, Cleusa Canan, a psicóloga Sonia Alice Felde Maia e o assessor Jônatas Davis de Paula. A Secretaria da Saúde contribuiu com a participação da educadora e técnica do programa de controle do tabagismo Iludia Rosalinski.

No curso a abordagem visou a prevenção, ressaltando os fatores de risco presentes em sua faixa etária e alertando para o desenvolvimento dos fatores de proteção.

Para a educadora e técnica do programa de controle do tabagismo Iludia Rosalinski, ?as palestras aos jovens são muito importantes, porque valorizam tanto os jovens quanto os trabalhadores que participam desse tipo de atividade?.

A palestra ministrada por Iludia da Sesa sobre tabagismo coloca que é a segunda substância mais utilizada pelos jovens, mostrando aos estudantes que o tabaco, além de diversos problemas para a saúde dos usuários, também afeta os fumantes passivos, que absorvem as substâncias pelo ar. A ação não é proibir o uso do tabaco, mas alertar para os prejuízos que o seu uso constante e prolongado traz.

Para a estagiária Márcia Naeser, de 28 anos, o curso foi bastante rico para os adolescentes que fazem estágio na Secretaria da Saúde. ?É uma ótima iniciativa?, afirmou. Em geral, todos os estagiários gostaram da palestra e a acharam muito interessante. Além disso, foram distribuídas camisetas e houve dinâmica com trabalho em equipes.

A Diretoria de Recursos Humanos já tem programado novos cursos para os estagiários para o próximo ano com temas sobre sexualidade e empreendendorismo.

Voltar ao topo