País está menos vulnerável a crises externas, diz diretor do BC

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Luiz Augusto Candiota, disse hoje que a economia brasileira está menos vulnerável às crises externas, mas que a globalização impede que um país tenha um ambiente independente e totalmente livre de absorver os reflexos de crises na economia internacional.

?Nós temos feito um esforço grande no sentido de redução da dívida indexada ao câmbio. No início do ano, tínhamos uma dívida pública indexada ao dólar de 37% e hoje estamos chegando a 25%. Foi uma redução relevante?, ressaltou Candiota.

Além dos ajustes nas contas internas, Candiota destacou o incremento das exportações como parte significativa do esforço do governo para garantir a estabilidade econômica. ?Na medida em que você se propõe a ter um comércio exterior mais sólido e que essa atividade cresça em relação ao tamanho de sua economia, isso faz com que a sua vulnerabilidade diminua?, enfatizou ele, ao participar do XIII Congresso Nacional de Corretoras de Valores & Mercadorias, no Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

Voltar ao topo