Brasília – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) identificou 11,49 milhões de trabalhadores de todo o país que tem direito ao PIS/Pasep, ano-base 2005. Desse total, 9,78 milhões têm direito ao PIS e 1,71 milhão ao Pasep.

continua após a publicidade

O pagamento do abono salarial, equivalente a um salário mínimo, começa no dia 9 de agosto, totalizando mais de R$ 4 bilhões de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

De acordo com os dados do ministério, a região Sudeste tem o maior número de abonos, equivalentes a 5,18 bilhões, dos quais 2 milhões de beneficiados estão no estado de São Paulo. Em seguida vem a região Nordeste, com 2,75 milhões. Na região Sul, são 2,15 milhões; na Centro-Oeste, 871 mil, e na Norte, 536 mil.

Têm direito ao abono salarial do ano-base 2005 os trabalhadores e servidores públicos que foram cadastrados no PIS/Pasep no mínimo há cinco anos (até 2001), tenham trabalhado pelo menos 30 dias em 2005 e recebido, em média, dois salários mínimos naquele período.

continua após a publicidade

Os primeiros pagamentos do PIS serão feitos para os trabalhadores que nasceram em julho, nas agências da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas ou postos Caixa Aqui, utilizando o cartão cidadão e senha.

O Pasep é pago no Banco do Brasil, de acordo com os últimos dígitos da inscrição. A partir dessa data também poderão sacar os rendimentos, aqueles trabalhadores cadastrados antes de 1988.

continua após a publicidade

Para efetuar o saque, os trabalhadores terão que apresentar o número dos PIS ou Pasep e a carteira de identidade. Os valores não sacados até junho de 2007 retornarão ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).