O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) vai requerer à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado que convide o presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb, para que esclareça a isenção de pagamento da CPMF concedida pelo banco a clientes dos segmentos BB Corporate e BB Grandes Empresas. Em discurso no plenário, o parlamentar afirmou que este procedimento também ocorre em outras instituições financeiras de grande porte.
Segundo o senador tucano, o BB e outras instituições permitem o pagamento de títulos e impostos com cheques de terceiros, possibilitando o não recolhimento de 0,38% de CPMF. Paes de Barros mostrou aos senadores cópias do Livro de Instruções Codificadas. Nele, a direção do Banco do Brasil instruiria seus gerentes para que permitissem que clientes do BB Corporate e BB Grandes Empresas se beneficiassem da chamada ?solução de pagamento?.
Antero Paes de Barros disse que isso nada mais é do que eximir o cliente do pagamento da CPMF, usando cheques diretamente no pagamento de impostos ou outras despesas, sem depositá-los na conta corrente.
Paes de Barros é presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga desvio de dinheiro por meio do extinto Banco do Estado do Paraná (Banestado).
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna 

