Cerca de mil pessoas estavam presentes na posse do novo secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann, que ocorreu, nesta quinta-feira (30), na Agência do Trabalhador, na sede da Secretaria. A atual Secretaria engloba as atividades das antigas Secretarias do Emprego e Relações do Trabalho e da Criança e Assuntos da Família.

Em seu discurso, Padre Roque falou de suas três grandes metas: o combate à fome, à miséria e ao desemprego. “Iremos deflagrar um combate incansável contra a fome. Vamos colocar toda nossa máquina em campo para que nosso povo não se envergonhe com a atual situação de miséria”, declarou lembrando que, dos 20 municípios com pior Índice de Desenvolvimento Humano no Sul do país, 17 são paranaenses.

Para o combate ao desemprego, será elaborada uma estratégia de valorização de ações mais próximas da vida das pessoas, especialmente da pequena e microempresa. “Nossa proposta é qualificar cada vez mais nossa mão-de-obra para oportunizarmos novos campos de trabalho”, explicou.

No campo da criança e do adolescente, será implantada uma política de ação voltada ao combate à marginalidade. “Precisamos desenvolver opções de lazer e crescimento pessoal a nossos adolescentes”, acredita. Uma nova pedagogia para recuperar menores infratores também será aplicada. “Nossa meta será evitar que o menor infrator recaia no crime ou no vício”, disse.

Padre Roque lembrou ainda que os portadores de deficiência e os membros da terceira idade receberão uma atenção especial. “Valorização, lazer, saúde, geração de renda, enfim, faremos tudo o que for possível para estes dois grupos”, garantiu.
Estavam presentes na cerimônia o vice-governador e secretário de Agricultura e Abastecimento, Orlando Pessuti, o diretor geral da Secretaria, Emerson Nerone, secretários de Estado, deputados estaduais e federais, representantes de diversas igrejas e vários populares.

continua após a publicidade

continua após a publicidade