Paciente com dor crônica receberá remédio supercontrolado do SUS

Pessoas com dor crônica vão receber gratuitamente medicamentos à base de morfina, codeína e metadona  em centros de referência credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A liberação de recursos para as secretarias estaduais cuidarem da compra é uma resposta às críticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) ao baixo emprego desses remédios para aliviar a dor em pacientes brasileiros.

Os remédios contra dor, com venda proibida em farmácia, deverão estar disponíveis no início de setembro nos centros de referência oncológica ou de tratamento para a dor. São indicados para doentes com câncer ou com outras doenças degenerativas que causam dor permanente. O Ministério da Saúde estima em 60 mil o número potencial de pacientes que necessitam usar sistematicamente tais remédios supercontrolados.

Os portadores de hepatite C também terão acesso ao interferon peguilado, um medicamento novo e caro que o governo federal resistia em oferecer na rede pública. ?Não existia uma comprovação científica da eficácia do produto?, justifica o secretário de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, Renilson Rehem, informando que o remédio é cerca de 40 vezes mais caro do que o interferon comum, já distribuído pelo SUS.

Vão receber o tipo peguilado pacientes com o tipo I do vírus, baixa carga viral e fibrose hepática. O doente deve ir a uma unidade de saúde para receber o remédio e não poderá levá-lo para casa. Caso em três meses a pessoa não responda ao tratamento, será excluída desse programa.

Voltar ao topo