Outro petroleiro afunda nas imediações do litoral da Espanha

Um petroleiro de pequeno porte levando a bordo 1.000 toneladas de petróleo afundou nesta terça-feira nas imediações da costa espanhola, ameaçando causar novos danos ecológicos, enquanto os trabalhadores continuam tentando retirar os vestígios de uma catástrofe ambiental no litoral norte do país.

O Spabunker IV foi surpreendido por uma tempestade nesta madrugada quando navegava na baía de Algeciras, perto de Gibraltar, e abriu-se uma fenda em seu casco. Dois tripulantes foram resgatados enquanto o corpo de seu capitão, Miguel Roig, foi encontrado 10 horas mais tarde.

Cerca de 300 toneladas de óleo diesel vazaram enquanto o barco afundava mas nenhum dos tripulantes foi visto na água, disse a empresa espanhola de energia CEPSA, que tinha contrato de leasing da embarcação e era proprietária do combustível.

Barcos de combate à poluição limparam parte do diesel que se espalhou sobre a água e outra parte estava sendo puxada por correntes para fora do Estreito de Gibraltar.

Como medida de precaução, barreiras antipoluição foram colocadas num raio de 200 metros em torno da nave sinistrada. O governo contratará um empresa para resgatar o petroleiro.

Voltar ao topo