Otimismo de empresários é o maior desde 1995, diz FGV

Os empresários estão mais otimistas em relação aos negócios neste segundo semestre, de acordo com a Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, realizada pela FGV-Ibre com 940 empresas de 24 Estados. A situação atual dos negócios é considerada “boa” por 33% das empresas e “fraca” por 11%. Trata-se do melhor resultado desde abril de 1995. Naquele mês, 41% dos empresários avaliaram a situação como “boa” e 6%, como “fraca”.

“Os números mostram que as perspectivas são muito positivas. Neste tipo de pergunta, a média de respostas positivas costuma ser de 17%”, afirmou o coordenador da pesquisa Aloísio Campelo Júnior. Outro dado que mostra a melhora no ânimo do empresariado refere-se ao nível de emprego industrial. No trimestre julho-setembro, 35% das empresas pretendem contratar e 8% acreditam que terão de reduzir o contingente de mão-de-obra. De acordo com Campelo, a diferença de 27 pontos porcentuais entre os dois extremos é a maior para um mês de julho desde 1986.

No que se refere à evolução dos preços, foi registrado aumento entre as empresas que pretendem reajustá-los no trimestre julho-setembro, passando de 40% na pesquisa anterior, divulgada em abril, para 44% do total. A sondagem ressalta, no entanto, que aumentou também o grupo de empresas que pretende reduzir os preços. Em abril, eram 4%, e, agora, são 8%.

A confiança dos industriais sobre a evolução positiva dos negócios no segundo semestre aumentou para 59%, enquanto 5% estimam piora. Os resultados da pesquisa divulgados no mesmo mês do ano passado indicavam que 32% dos empresários acreditavam em melhora e 28%, em piora dos seus negócios.

Voltar ao topo