Ostras gratinadas, por Luiz Assad e João Komuchena

Tudo a ver com sol e praia. Essas ostras gratinadas fizeram sucesso em jantar da Confraria do Armazém, um grupo de gourmets que mensalmente se reúne para curtir os prazeres da gula.

Por Luiz Assad e João Komuchena, da Confraria do Armazém

Ingredientes:

20 ostras frescas

1 colher (sopa) de manteiga

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 litro de leite integral

200g de queijo catupiry

200g de queijo parmesão ralado

1 dente de alho

1 ramo pequeno de alfavaca

Modo de fazer:

As ostras deverão ser acondicionadas em uma panela e cobertas com água juntamente com o ramo de alfavaca. Levá-las ao fogo, tempo suficiente para o inicio do processo de abertura.  Retirá-las da panela, colocando-as num escorredor, abrindo-as uma a uma e distribuindo-as em uma forma.

A manteiga deverá ser derretida em uma frigideira. Em seguida, adicionar a farinha de trigo, misturando-as até achar o ponto ideal.

Ferver o leite separadamente. Em seguida, misturá-lo, na frigideira, aos poucos, com a manteiga e a farinha, sem deixar formar grumos. Levá-los ao liquidificador, adicionando o alho, o queijo parmesão e o catupiry. Após o processo de homogeneização, levar novamente ao fogo, por alguns minutos, até transformá-lo em creme.

Este creme deverá cobrir individualmente as ostras, utilizando novamente o queijo parmesão como uma segunda camada. Leve em seguida ao forno para gratiná-las.

Rendimento: 4 porções.

Voltar ao topo