Opus Dei processa jornal gay por brincadeira com nome

A direção da Opus Dei, grupo católico ultraconservador e muito influente no Chile, está processando o periódico da comunidade gay local devido ao polêmico nome da publicação.

A disputa legal começou em maio último, quando a publicação chegou às bancas, mas veio a público somente agora, quando Alberto Roa, diretor do Opusgay, revelou que a Opus Dei impugnou o nome da revista “por temor de ser associada a algum grupo homossexual”.

O porta-voz do movimento religioso, José Antonio Guzmán, respondeu que “não se trata de uma ofensa. Apenas defendemos nosso nome e recorremos a um procedimento rotineiro num caso como este”.

Roa, que obteve apoio do Movimento de Integração e Libertação Homossexual (Movhil) e do presidente do governista Partido pela Democracia, deputado Guido Girardi, retrucou: “Defendo os direitos das pessoas com uma opção sexual distinta, às quais não se permite o exercício da liberdade de expressão”.

Girardi, por sua vez, acusou o grupo religioso de “tentar censurar um veículo de comunicação que tem o direito de existir. Por trás de tudo isto, há um sentimento homofóbico”.

O advogado da Opus Dei, Andrés Echeverría, diz que a comunidade gay pode ter seu jornal, mas precisa mudar o nome.

“Não é um discussão sobre se a Igreja Católica discrimina ou é intolerante. É um problema legal. A Opus Dei tem direitos sobre seu nome estabelecidos por tratados internacionais e tem inscrita a marca Opus com autoridade”, disse o advogado.

No entanto, o jornalista Héctor Véliz Meza, do jornal Las Ultimas Noticias, recorda que opus é uma palavra genérica. “Opus Dei significa Obra de Deus. Opus gay é apenas um jogo de palavras”, comentou.

“É um problema legal, mas fico um pouco surpreso ao tomar conhecimento que Opus Dei tenha sido transformada numa marca comercial”, prosseguiu.

Voltar ao topo