Oposição quer apurar prejuízo com exportação de soja parada

O líder da oposição na Assembléia Legislativa, deputado Durval Amaral (PFL), apresentou hoje requerimento propondo a criação de uma comissão especial para apurar os prejuízos financeiros que o Estado pode ter com a suspensão das exportações de soja transgênica pelo Porto de Paranaguá. O líder do governo, deputado Angelo Vanhoni (PT), pediu para discutir o requerimento, adiando a votação para a sessão da próxima segunda-feira.

Amaral argumenta que as empresas impedidas de realizar suas exportações vão cobrar judicialmente, em algum momento, o ressarcimento de suas perdas na Justiça. “E quem vai pagar a conta terá que ser o Estado”, afirmou.

Segundo Amaral, dados da Associação Brasileira de Óleos Vegetais mostram que o Estado perdeu cerca de R$ 18 milhões nos dois dias em que vigora a proibição da exportação pelo porto.

O líder do governo rebateu o pefelista acusando-o de estar desinformado sobre o debate em torno dos produtos transgênicos que vem sendo feito no Brasil e na Europa. “Onde está a demagogia? O governo tem uma posição contrária ao plantio dos transgênicos, assim como a Europa tem em relação a alguns destes produtos. O Paraná está apenas aprofundando a legislação brasileira porque a Medida Provisória do governo federal proibiu os transgênicos, abrindo uma única exceção para o Rio Grande do Sul”, afirmou Angelo Vanhoni. (Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo