Operação Viva o Verão dará ênfase ao meio ambiente e qualidade de vida

A Operação Viva o Verão terá ênfase no meio ambiente e na promoção da qualidade de vida dos veranistas que freqüentarem o litoral do Paraná e reforçará o efetivo das polícias e bombeiros. As atividades que serão desenvolvidas foram discutidas, nesta sexta-feira (01), entre o coordenador-geral da operação e secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, prefeitos, lideranças empresariais e representantes dos órgãos envolvidos com a operação durante a temporada.

Participaram da reunião os prefeitos Miguel Jamur, de Guaratuba, Francisco Carlim dos Santos, de Matinhos, e Rudisney Gimenes, de Pontal do Paraná, além de representantes da Sanepar, Instituto Ambiental do Paraná, polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros.

De acordo com Delazari, o encontro foi realizado para acertar e coordenar as ações estaduais e municipais a fim de garantir ótimo atendimento aos veranistas que escolherem as praias paranaenses para passar as férias. ?Estamos integrando a estrutura do Estado às programações dos municípios do litoral. Este ano o tema do verão é o meio ambiente e a qualidade de vida. Vamos desenvolver atividades de orientação, conscientização, de lazer e outras que visem dar ao nosso veranista uma boa estada nas nossas praias?, disse. Segundo o coordenador, a parceria é importante para que todas as ações tenham êxito.

Segurança 

Delazari afirmou que a segurança terá destaque, com atividades especiais a serem desenvolvidas pelas polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. O delegado Valmir Soccio, que vai coordenar as atividades da Polícia Civil nos municípios do litoral, adiantou que haverá reforço de mais de 100 homens nas delegacias, com delegados de plantão e ainda ações direcionadas a cargo do Cope (Centro de Operações Policiais Especiais), da Divisão de Narcóticos e da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio. ?Teremos também ações voltadas à segurança de crianças e adolescentes, visando garantir maior tranqüilidade aos nossos moradores e visitantes?, afirmou.

O comandante do 2.º Subgrupamento de Bombeiros Independente e coordenador das ações do Corpo de Bombeiros na Operação Viva o Verão, major Edenilson de Barros, explicou que os guarda-vidas vão estar nas praias entre 7h30 e 20 horas, que é o horário recomendado para o banho de mar. Os guarda vidas estarão em 700 homens atuando em 96 postos em toda a orla marítima de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Serão montados também postos em Paranaguá, Ilha do Mel, Morretes e Antonina. O efetivo nas equipes do Siate e de combate a incêndio também serão aumentados.

A Polícia Militar irá desenvolver atividade de patrulhamento e policiamento em todos os balneários de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba e nos municípios de Paranaguá, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba. Conforme o major Geraldo Moliani, em todas as cidades o policiamento será reforçado. O tenente-coronel Jorge Costa Filho explicou que, nesta temporada, os policiais escalados para a Operação Viva o Verão vão receber treinamento quanto às questões turísticas, para poder atender os veranistas dentro da filosofia de policiamento comunitário. ?Sempre nos esforçamos para atender a população e este ano não será diferente?, disse.

Turismo

Como já ocorreu na temporada passada, a TV Educativa irá utilizar a programação para orientar e valorizar o litoral do Paraná. O diretor da TV, Marcos Batista, anunciou que haverá valorização maior das questões locais. ?Para divulgar as belezas naturais e o dia-a-dia de quem vive nas cidades litorâneas, sua cultura e suas realizações?, comentou.

Outra novidade é o programa Paraná em Ação. O projeto piloto será desenvolvido em Guaratuba. ?São ações de cidadania, muito importantes para as pessoas que moram ou vão estar de férias. Os estandes serão montados na Praia Central, em Guaratuba. Nos próximos anos, outros municípios serão atendidos?, detalhou Delazari.

Entre as novidades estará a presença, no litoral, das atividades do Festival de Arte da Rede Estudantil – Fera, da Secretaria de Estado da Educação. Em toda a orla marítima serão desenvolvidas ações voltadas à preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida. O Fera oferecerá oficinas de malabarismo, escultura na areia, cinema e teatro na areia, em parceria com a Paraná Esporte. Também estarão incentivando a prática da atividade física, com uma programação diversificada nos balneários de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Já a Sudhersa terá uma preocupação extra com a coleta e destinação final de resíduos sólidos e limpeza dos canais.

Voltar ao topo