Depois de um fim de semana péssimo para alguns jogadores brasileiros, os médicos do Cruzeiro anunciaram hoje que o meia-atacante Kerlon terá que passar por uma cirurgia para reconstruir o ligamento cruzado anterior e os meniscos laterais do joelho direito. O atleta ficará longe dos gramados entre seis e oito meses.

continua após a publicidade

Kerlon, que ficou conhecido pelo apelido Foquinha, machucou-se durante a vitória da equipe cruzeirense sobre o América por 2 a 1, no último domingo, pelo Campeonato Mineiro. Depois de uma disputa pelo alto com o zagueiro Fabrício Soares, o atleta deixou o campo. Mas ao voltar para a partida, torceu o joelho.

Segundo o médico do Cruzeiro Sérgio Freire Júnior, a contusão do jogador de 19 anos é semelhante a do atacante Araújo, do zagueiro Gladstone e do meia Sandro – os jogadores do time mineiro se machucaram em outras temporadas. "Uma lesão complexa como ele teve, uma cirurgia grande, demanda uma recuperação específica e demorada", comentou.

A lesão de Kerlon aconteceu no mesmo dia em que os atacantes Nilmar (Corinthians) e Alemão (Palmeiras) tiveram contusões semelhantes no clássico pelo Paulistão. Freire Júnior disse acreditar que não há uma influência definitiva no tipo de chuteira ou do gramado.

continua após a publicidade

"Há uma diferença muito grande entre o futebol que é jogado hoje com o que era jogado há 15, 20 anos. É um jogo de mais força, de mais choque, o que talvez seja a principal causa do aumento desse tipo de lesão. Isso já acontecia antes, mas não havia tanta precisão de diagnóstico e o futebol permitia que o atleta continuasse jogando mesmo com o ligamento rompido", explicou.

Esta será a segunda cirurgia que Kerlon será submetido. Em setembro de 2005, poucos meses após brilhar pela seleção brasileira sub-17 e ser promovido ao time profissional do Cruzeiro, o meia-atacante teve que passar por uma operação para corrigir uma lesão na cartilagem do tornozelo esquerdo. Ele ficou seis meses parado para recuperar-se.

continua após a publicidade