Operação Carnaval começa a ser estruturada no litoral

O comando da Polícia Militar e a coordenação da Polícia Civil, na Operação Verão, já começaram a planejar as ações de policiamento preventivo e ostensivo com o objetivo de garantir um Carnaval seguro no litoral do Estado. "Vamos usar experiências que deram certo na passagem do ano, época em que o fluxo de turistas foi grande no litoral", disse o major Ronaldo Antônio Maciel de Oliveira, sub-comandante da Operação Verão. Trabalham na Operação Verão perto de 2,5 mil policiais militares e civis.

Uma das experiências que deve se repetir é o bloqueio para circulação de veículos nas avenidas à beira-mar em Guaratuba e Matinhos. "Com as pessoas concentradas num mesmo local temos a possibilidade de fazer um trabalho mais efetivo de segurança", explicou o oficial da PM. O delegado Luiz Carlos de Oliveira, coordenador da Operação Verão, pela Polícia Civil, avaliou que esta medida terá grande influência, como já teve na virada do ano, na diminuição da incidência de crimes. "Situações de perturbação do sossego, uso e tráfico de drogas, lesão corporal e até de roubos são evitadas com o policiamento ostensivo e com investigadores nos locais onde estarão os foliões", disse.

Oliveira enfatizou que a Polícia Civil estará empregando todo o efetivo destacado para a Operação Verão nas praias mais requisitadas pelos turistas. "A Polícia Militar também estará de prontidão em todos os dias de folia e receberá reforço de policiais militares de outros batalhões", comentou o major Ronaldo. "Se as pessoas vierem para a praia com o objetivo de se divertir, estarão seguras. Já quem vier para promover desordem, estará na nossa mira", avisou o delegado.

Folia

Para garantir maior tranqüilidade a todos os que estarão no litoral, a coordenação da Operação Verão, a cargo das polícias Militar e Civil, tem se reunido com representantes dos diversos organismos municipais e também com o Poder Judiciário, para discutir os planos e forma de trabalho. Já está acertado que, em Guaratuba, o Carnaval será realizado apenas na segunda-feira, com o desfile da Guaratubanda. Em Matinhos, a festa ocorrerá no sábado e no domingo. Em Antonina, Paranaguá e Pontal do Paraná serão quatro dias de festividade (sábado, domingo, segunda e terça-feira).

Os bons resultados conseguidos até agora com a Operação Verão têm sido ressaltados pelo Sindilitoral (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral do Paraná). De acordo com o sindicato "o Ano Novo foi o melhor dos últimos seis anos". No reveillon, foi estimado que cerca de 900 mil pessoas estiveram presentes nas praias, com ocupação completa de hotéis, pousadas e campings. 

Voltar ao topo