ONU divulga ranking mundial de acesso digital; Brasil é 65º

A ONU (Organização das Nações Unidas) publicou ontem o primeiro ranking mundial de acesso à internet e outras tecnologias da informação. De acordo com o estudo, realizado pela ITU (International Telecommunications Union), agência ligada à ONU, o Brasil é o 65º colocado entre os países com maior acesso digital.

Pelo levantamento, que leva em conta cinco quesitos – infra-estrutura, preço, alfabetização (nível de instrução), qualidade e número de usuários -, o acesso a tecnologias da informação no Brasil é inferior ao de nações como Kuwait (60º), Costa Rica (58ª), Jamaica (57ª), Argentina (54ª), Uruguai (51º) e Chile (43º).

No Brasil, apenas 8,2% da população têm acesso a essas tecnologias. Além disso, o estudo aponta que a mensalidade cobrada pelos provedores de acesso à internet ainda é muito alta no país – consome 11,8% da renda média mensal do brasileiro.

Com relação à telefonia, o ranking de acesso digital (DAI, Digital Access Index) revela que 22,3% da população brasileira possuem uma linha fixa, contra 20,1% que têm telefone celular.

O estudo considera dados de 2002. Dados divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) no último mês de agosto dão conta de que o Brasil possui cerca de 39,3 milhões de telefones celulares e aproximadamente 39,3 milhões de linhas fixas em operação. Os números representam cerca de 23% da população. (Correio Web/Folha News)

Voltar ao topo