Ongs pedem mais atenção dos governos aos portadores do HIV

Doze estados brasileiros realizam hoje manifestação pedindo mais atenção aos governos locais para os portadores do vírus HIV. As organizações não-governamentais (ong´s) que organizam o evento pedem a melhoria da qualidade da assistência médica, além de mais preservativos e medicamentos para as doenças oportunistas, como tuberculose e pneumonia. Veja abaixo quais são as reivindicações de alguns estados:

Paraná ? No evento programado pelas ong´s, serão cobradas melhorias em todo o atendimento médico do estado.

Goiás ? Atrasos na liberação de recursos para projetos de prevenção ao vírus HIV, falta de exames de carga viral e de remédios para serem distribuídos à população, além da falta de preservativos.

Paraíba ? Faltam remédios na farmácia básica, como vitamina C e dipirona (analgésico e antitérmico), além de leitos nos hospitais. Pacientes estão recebendo alta antes do tempo ideal, para que seja liberado espaço para outros pacientes.

Rio Grande do Sul ? Demora nos resultados dos exames de carga viral para os portadores do HIV.

Pernambuco ? Pacientes não conseguem acessar os serviços de saúde em seus municípios, o que ocasiona a superlotação do sistema médico da capital. Além disso, a população carente tem acesso aos remédios, mas não consegue se alimentar direito, devido à piora dos indicadores econômicos do estado.

Rio de Janeiro ? Faltam remédios para doenças oportunistas, leitos nos hospitais e kits para o exame de carga viral. Não há passe livre no transporte público, o que dificulta o acesso da população carente infectada a hospitais e postos de saúde para receber o tratamento.

Bahia ? Os municípios não dão a devida atenção ao tratamento das pessoas infectadas. Faltam remédios para doenças oportunistas e para combater os efeitos colaterais dos tratamentos, além de leitos nos hospitais. Os exames de carga viral são demorados e os municípios não realizam campanhas educativas específicas.

Voltar ao topo