Ongs denunciam desmatamento

As florestas com Araucária (árvore símbolo do Estado) e os campos naturais virgens do sul do Paraná e do norte de Santa Catarina estão sendo explorados indiscriminadamente. A denúncia foi feita, hoje, por organizações não-governamentais ambientalistas que alertam para os perigosos decorrentes desse desmatamento.

A região de Palmas é onde se concentra a maioria das florestas remanescentes de Araucária no Estado. Hoje, apenas 0,8% da cobertura original de mais de 8 milhões de hectares, cerca de 66 mil hectares, ainda é encontrada em estado avançado de conservação.

O coordenador institucional da ONG Liga Ambiental, Tom Grando, explicou que após a publicação, em dezembro passado, de duas portarias do Ministério do Meio Ambiente que pretendiam criar duas Unidades de Conservação na região, os madeireiros começaram a explorar ainda mais  as reservas existentes.

?Os proprietários temendo perder suas terras começam a explora-las ao máximo?, explicou, destacando que a interpretação desses proprietários sobre as portarias é errônea. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo