Óleo derramado pelo Prestige atinge a costa francesa

Desde o início do ano, manchas de óleo provenientes do Prestige estão chegando às praias da França, na costa compreendida entre La Rochelle (norte) e Bordeaux (sul). Não chega a ser uma contaminação em larga escala, como ocorreu na Espanha, mas o grande número de pequenas manchas de óleo é também extremamente prejudicial ao meio ambiente.

Isto não chega a ser uma surpresa. Desde o naufrágio do Prestige já as autoridades já haviam sido advertidas sobre o risco de contaminação da costa francesa, tendo em vista as correntes marítimas do Golfo de Biscaia. A poluição não chega a ter as mesmas proporções do vazamento de óleo do Érika em 1999. O problema agora, no entanto, é que o óleo do Prestige continua vazando, e assim deve continuar por algum tempo, prolongando o problema por algumas semanas, talvez meses.

As autoridades francesas estão preparadas para lidar com a situação. Para a limpeza das praias neste caso não é necessário um grande número de pessoas trabalhando ao mesmo tempo, mas são necessárias inspeções regulares e intervenções onde for necessário. Uma limpeza inadequada ou excessiva da areia pode destruir o frágil ecossistema das praias. Mas ainda permanece o risco de que manchas maiores atinjam algumas áreas, causando grandes prejuízos. Extensas manchas de óleo foram identificadas a cerca de 100 km da praia nos últimos dias.

Voltar ao topo