Oh tempora!, oh propagandas!

 Nestes últimos dias e noites apareceram na televisão duas propagandas anormais. A primeira mostra um certo ?sr. Franco?, se gabando ao policial, que o multa, de ter cometido ainda mais infrações do que aquela a ele imposta. Tudo por causa do entusiasmo que lhe dá o seu novo celular da Nextel !

Neste País – paraíso das contravenções e das infrações – é preciso, ainda, glorificar e incentivar este tipo de crime?

Não existe uma lei que proíbe o motorista usar o celular enquanto está dirigindo? Olhando para esse nosso trânsito curitibano, podemos ver motoristas, a cada instante, diligentemente cometendo essa infração. E esses infratores motoristas podem estar tanto ao volante de uma nova e resplandecente Mercedes, ou também na direção de um velho e enferrujado Fiat Uno. ?Tanto faz?. Aí não existe diferença social. ?Tanto faz.?

A Nextel é, por acaso, uma incentivadora desse proceder criminoso?

E, por falar em Fiat e ?tanto faz?, a segunda propaganda é promíscua e imoral. Anuncia um novo modelo desta marca, o Fiat Palio Flex.

Fiat. Esta lendária e respeitável marca de automóveis! Fiat, por que você faz isto?

Caro leitor, você certamente também já viu no seu televisor essa pornopropaganda: um marido traído entra em seu quarto e lá encontra, não apenas um rival, mas uma cambada deles. Saindo do guarda-roupa e de todos os cantos, como cucarachas. Pulam, dançam e cantam: ?Tanto faz, tanto faz…?

Como fica essa lendária marca agora? Precisa ela apelar para essa pornopropaganda? Deve estar ruim a coisa. Para a firma achar que a moral é ?tanto faz? e glorificar o adultério.

Fiat, que ?Fiat-sco?! Porca miséria! Por essa nem o velho Dante esperava.

Mas já que o mal está Fiatfeito, e as penas da alcova da vergonha espalhadas aos quatro ventos, vamos sugerir, contribuir, com um nome-apelido para este novo modelo de automóvel: Multicorno?.

Ivahy Detlev Will ? Curitiba

Voltar ao topo