Oficinas reúnem entidades de atendimento ao adolescente

Um grupo de entidades assistenciais de Foz do Iguaçu vai participar, de 9 a 10 de outubro (segunda à terça), de uma série de oficinas para debater sobre os direitos da criança e do adolescente. Nos treinamentos, na sede da Fundação Nosso Lar do Jardim Elisa, serão aplicados questionários e promovidas palestras específicas sobre o tema.

O projeto é do governo federal, promovido pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente. A iniciativa tem como meta incentivar a participação dos jovens e é imprescindível para a perspectiva na erradicação deste tipo de delito, explica o Comitê.

As oficinas, previstas no horário comercial, terão como foco a capacitação de adolescentes e funcionários das instituições. Os questionários serão aplicados pelo adolescente Nelson Gesse Rodrigues dos Santos, membro da Guarda Mirim que recebeu orientação especial do órgão para aplicar o treinamento. A programação do primeiro dia terá como tema os ?Direitos Sexuais são Direitos Humanos?.

Na terça-feira (10), será abordado o tema ?Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e Protagonismo Juvenil?. ?Será um momento muito importante para que toda a sociedade seja conscientizada sobre as formas que ocorrem estes delitos, que atingem diretamente crianças e adolescentes?, explicou o presidente da Guarda Mirim, Hélio Cândido do Carmo.

Participação

No total 10 entidades participarão das oficinas. São elas: Guarda Mirim, Sentinela (programa que trabalha com crianças e adolescentes explorados sexualmente), Fundação Nosso Lar, CDPT (Comunidade dos Pequenos Trabalhadores) que acolhe crianças e adolescentes sem família ou afastados da família de origem; Grupo de Escoteiros, Casa Família Maria Porta do Céu (que capacita crianças e adolescentes), Vencer (instituição que abriga crianças e adolescentes), LA (Liberdade Assistida), PPSC (Programa de Prestação de Serviço à Comunidade), Casa de Passagem que abriga crianças para triagem antes de seguirem para as casas lares e o CAIA (Centro de Atenção Integral ao Adolescente), que tem projetos para atender crianças, adolescentes e famílias.

Serviço:
Oficinas de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente
Dias: 9 e 10 de outubro (segunda e terça)
Local: Fundação Nosso Lar (Jardim Elisa)
Rua: Ernesto Keller nº388
Fone: 3025 2440

Voltar ao topo