Oficinas e shows garantem a diversão no Litoral

Muitos veranistas já estão participando das primeiras oficinas oferecidas pelo programa Paraná Fazendo Arte, da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com as prefeituras municipais. Os eventos, que vão desde oficinas teatrais e de música até shows de bandas, iniciaram na segunda-feira (17) e encerram dia 30 de janeiro, em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba, Paranaguá e Ilha das Peças.

Luis Fabiano Ferreira, professor de música, que fez parte da oficina "Jogos Teatrais em Morretes", gostou de participar e disse que será uma aprendizado que o ajudará a se expressar melhor. "Esta vivência facilitará minha interação com os alunos no dia a dia", completa.

A secretária da Ação Social de Morretes, Ana Maria Schimure Robazza, também pretende utilizar os conhecimentos adquiridos nestas atividades no seu campo profissional. Ana Maria optou pelo Artesanato com garrafas pet e pretende desenvolver oficinas como esta, na área de ação social.

Outra participante dos eventos do litoral, a artesã Maria Elza Gomes de Lima, quer aproveitar a experiência obtida para aumentar a renda mensal. "Pretendo fazer peças e vendê-las para ajudar no orçamento".

A oficina de Coral, que iniciou dia 17 e permanecerá até o dia 21 de janeiro, também em Morretes, recebe grande número de participantes que cantam em corais de igrejas. Jacira Rocha Pazinatto, aposentada, é uma delas. Ela canta no coral da Igreja Nossa Senhora do Porto e está participando da promoção para aperfeiçoar sua voz.

Porém, o interesse pela oficina não foi somente por pessoas que fazem parte do meio musical. Veranistas, como a empresária Helena Sundin, que está passando as férias no Litoral com o filho, tiveram maior contato com técnicas de canto através da oficina. "Acho bacana cantar. Eu e meu filho pretendemos conhecer mais sobre o canto", afirma.

As oficinas de Coral, Jogos Teatrais e Artesanato permanecerão até o dia 21 de janeiro, em Morretes. Bonecos Gigantes, Dança de Salão e Teatro acontecem em Antonina também do dia 17 a 21. Oficinas de Escultura na Areia ocorrem em Guaratuba e Matinhos (de 25 a 28) e Pontal do Paraná (de 27 a 30), nas praias centrais. Já Guaraqueçaba, de 24 a 28, terá oficinas de Cerâmica e Teatro de Bonecos. Paranaguá sedia, de 24 a 28 de janeiro, Dança de Salão, Teatro, Fantoches e Fotografia. Na Ilha das Peças serão ministradas oficinas de Entalhe em Madeira, do dia 24 a 28.

O show "Rufo de Adufo", do Grupo Mandicuera, ocorre dia 22 às 20h30 na Praça do Tetaro da Ordem, em Paranaguá e, dia 26, às 20h30, o Grupo Maquinaíma apresenta-se no Teatro Mucinipal de Antonina.
Encerrando a programação, dia 28 às 20 horas, na Praia Central de Guaratuba, apresenta-se banda Djambi e, dia 30, às 20 horas, as bandas Blindagem e Contradição fazem um show na Praia de Ipanema, em Pontal do Paraná.

Todos os eventos são gratuitos e as inscrições para as oficinas podem ser realizadas nos locais. Informações: Guaratuba: 442 8246 e 8804 6830 com Eloi; Matinhos: 9959 9672 com Mário; Pontal do Paraná: 3972 7068 com Francisca; Morretes: 8805 1665 com Rogério; Antonina: 9604 1259, com Rafael Camargo; Paranaguá: 420 2934 e 9128 8693 com Maria Helena e Aorélio; Curitiba: 321 4782 com Paulo Afonso. 

Voltar ao topo