OEA: Trabalho escravo é um dos problemas do Brasil

A violência policial, o trabalho escravo e as unidades de internação onde são colocados o jovem infrator são problemas sérios no Brasil segundo o presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Zalaquett Daher.

Daher chegou no Brasil no dia 24 deste mês para observar a situação no país e realizar conversas estratégicas. Já passou por São Paulo e Espírito Santo. Em Brasília teve encontros com Nilmário Miranda, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, com Matilde Ribeiro, da Secretaria da Igualdade Racial e representantes do judiciário, procuradoria geral da República, Itamaraty e da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, além de se reunir com diversas organizações da sociedade civil organizada.

Para o representante da OEA, um dos primeiros passos para solução dos problemas é a participação ativa da sociedade e do governo. ?O principal é que haja consciência política com uma sociedade civil organizada e vigilante?, disse. Segundo ele, é importante também realizar planos de ação concretos de reforma do judiciário, de combate ao trabalho escravo, de superação da discriminação racial e de segurança pública.

A impunidade também deve ser combatida fazendo com que a lei alcance todos, independente da cor ou da condição financeira. Daher destacou que algumas ações no Brasil estão alcançando os mandantes dos crimes. ?Esperamos que isso acelere com mais força porque somente se vai acabar com os crimes quando a cidadania compreenda que a justiça e a lei chegam a todos, não somente ao pobre, não somente ao preto, mas também aos poderosos?, ressaltou.

Voltar ao topo