OEA convida Requião para falar sobre partidos políticos brasileiros

O secretário geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), César Gaviria  encaminhou convite ao governador eleito do Paraná, Roberto Requião para participar do Fórum Interamericano sobre Partidos Políticos a ser realizado nos dias 4 a 6 de dezembro, deste ano, em Vancouver, no Canadá.

César Gaviria explica que o convite é decorrente do Plano de Ação sugerido pela Cúpula das Américas realizada no ano passado em Quebec, Canadá e do acordo com a Carta Democrática Interamericana, Unidade para a Promoção da Democracia que estabeleceu o Fórum Interamericano sobre Partidos Políticos, com sede em Miami, Flórida. Segundo Gaviria, a OEA pretende  consolidar o Fórum como um espaço único através do qual todos os setores interessados na reforma e modernização dos partidos e sistemas partidários possam contribuir.

O convite ao governador eleito do Paraná é decorrente de sua postura como senador da República e sua militância dentro do PMDB, único partido do qual participa desde o início de sua militância política, no antigo MDB. Requião pautou sua atuação política na defesa do programa partidário do PMDB e foi radicalmente contra a adesão do partido ao atual governo neoliberal do presidente Fernando Henrique Cardoso. No Senado Federal foi classificado como um político muito atuante e um dos líderes do Congresso Nacional. Atualmente, Requião é o presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul.

A Organização dos Estados Americanos -OEA programou para a agenda de  Requião, durante o encontro, palestras sobre o financiamento de campanhas e partidos políticos. O Fórum Interamericano sobre Partidos Políticos contará com a presença dos principais dirigentes partidários do Continente e é uma promoção conjunta da OEA e do Governo do Canadá.  Do Brasil, foram convidados a participar o senador Roberto Requião e a governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva (PT).

Voltar ao topo