Observatório Nacional comemora 80 anos da visita de Einstein ao Brasil

Pouca gente sabe, mas o maior cientista do Século 20, Albert Einstein, esteve no Brasil em 1925 e, exatamente no dia 9 de maio visitou o Observatório Nacional, em São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro. O físico fez uma longa caminhada pelo campus da instituição, deu palestra sobre a relação entre o tempo e o espaço, a Teoria da Relatividade, mas também ouviu dos cientistas brasileiros relatos sobre os estudos feitos durante um eclipse do sol em Sobral, no Ceará, em 1919.

Os registros da visita só foram ligeiramente mencionados nas mais conhecidas biografias do físico. Por isso, para marcar os 80 anos do fato, o Observatório Nacional quer resgatar a contribuição deixada para a ciência brasileira. Estão programadas palestras, exposições de fotos e painéis e caminhadas remontando o percurso feito pelo físico no campus do Observatório.

"Estamos interessados em relembrar o que motivou Einstein a fazer essa visita ao Brasil e ao Observatório Nacional. Além de conhecer os estudos que se faziam no Brasil e fazer a divulgação das teorias dele, o físico estava particularmente interessado em conhecer como tinha sido um trabalho realizado em 1919, em Sobral, no Ceará, durante um eclipse do sol e cujos resultados poderiam ajudar a comprovar a teoria da relatividade geral", explicou o coordenador de Astronomia do Observatório Nacional, Francisco Araújo.

Direcionadas ao público em geral, as palestras dos pesquisadores são gratuitas e se realizam durante a tarde desta segunda-feira no auditório do Observatório.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.