Obra na Ferrovila beneficia 45 famílias com casa e lotes

A auxiliar de serviços gerais Janete Machado, mãe de quatro filhos, tinha o que comemorar nesta terça-feira (28) quando assinou contrato com a Cohab e, com isso, deu uma guinada em sua vida. Ela deixou de ser ocupante de um lote e passou a proprietária de uma casa de alvenaria. "Finalmente consegui ter um lugar meu para morar", disse.

Sua mãe, a zeladora Glória Vicente Machado, também estava feliz. Ela mora ao lado da filha e há mais de dez anos esperava a regularização. "Foi um presente que caiu do céu", comemorou ao assinar contrato com a Cohab.

Janete e Glória foram beneficiadas por um projeto que urbanizou a área conhecida como Ferrovila Vila Guaíra, onde foram atendidas 21 famílias com casas e mais 24 com lotes. A Ferrovila, vizinha à Vila Parolin, era o antigo leito da via férrea que cortava a região sul da cidade e foi ocupada no início da década de 90. O trecho urbanizado está localizado na avenida da República, entre as ruas Maria Moscardi Fanini e Anselmo Camati.

Para construir as casas, houve remanejamento de famílias no interior da área, abertura de acessos para pedestres e desobstrução da rua Daysi Luci Berno. O projeto de urbanização segue parâmetros do decreto 1.442/05, assinado pelo prefeito Beto Richa para facilitar a atuação em áreas irregulares e a tramitação de processos de regularização fundiária.

Com o remanejamento das famílias, será possível executar outras melhorias, como a complementação e regularização das redes de água e energia elétrica – hoje precárias, com muitas ligações clandestinas. Também será implantada no local a rede de esgoto.

Voltar ao topo