O punk rock perde Joe Strummer

O punk rock mundial acaba de sofrer mais uma baixa. E esta, das mais significativas. Joe Strummer, eterno líder da banda britânica The Clash e influência para muitas gerações do rock, morreu no domingo, aos 50 anos, na casa onde vivia, em Somerset, no oeste da Inglaterra, segundo informou o porta-voz do cantor. ?Ainda não sabemos a causa da morte, mas acreditamos que não tenha sido nada duvidoso e que ele tenha morrido em paz. Será realizada uma autópsia para determinar o motivo da morte.? Sua morte foi anunciada hoje, pelo site de sua gravadora, a Epitaph.

A BBC noticiou que Don Letts, diretor do vídeo do conjunto, teria afirmado que Strummer morreu de ataque cardíaco. O líder do The Clash estava trabalhando em seu terceiro álbum com grupo The Mescaleros, que ele formou com jovens músicos, no fim dos anos 90, após um longo tempo longe dos palcos. Até o mês passado, estava em turnê com a nova banda, pelo norte da Inglaterra. Antes, arriscou a carreira de ator nos filmes de Alex Cox e Aki Kaurismaki, além de trilhas para filmes. Mas seu grande legado, incontestavelmente, é como líder do The Clash, uma das mais importantes bandas de rock de todos os tempos.

Nascido em Ancara, na Turquia, e filho de um diplomata inglês, John Graham Mellor – seu nome de batismo – criou o The Clash, com os amigos Mick Jones, Paul Simonon, Terry Chimes (baterista que usava o pseudônimo Tory Crimes, numa homenagem nada lisonjeira a Tory, do partido conservador inglês), Topper Headon e Keith Levene. Levene, guitarrista da banda, abandonou o The Clash antes do lançamento do primeiro disco, e, mais tarde, integrou o grupo Public Image Limited (Pil), formado pelo ex-Sex Pistols Johnny Rotten.

The Clash iniciou a carreira abrindo os shows justamente dos ingleses do Sex Pistols, em sua primeira turnê, ?Anarchy in The U.K?. E, ao contrário dos conterrâneos do punk rock, que pregavam a anarquia sem causa, Joe Strummer e companhia se destacaram por introduzir elementos da política de esquerda em suas músicas. Tinham uma postura mais engajada e letras críticas mesmo que não mantivessem vínculos com nenhuma organização política. Mas Strummer, vocalista e guitarrista da banda, foi militante do Partido Comunista, o que explica muita coisa.

O grupo reinou absoluto nos anos 70 e 80. Colecionou outros sucessos, como a música ?Should I Stay or Should I Go?, com seu punk que buscava referências na rhythm and blues, jazz, rockabilly e reggae. Um dos discos do The Clash, ?London Calling? (álbum duplo lançado em dezembro de 1979), foi eleito por unanimidade por críticos de todo o mundo como um dos dez mais importantes discos de rock da história. A música ?London Calling? foi o maior sucesso da banda, que logo depois iniciou um projeto ambicioso, o álbum triplo ?Sandinista!?, em que os músicos experimentaram instrumentos de sopro e eletrônico, mas não tiveram sucesso. Com ?Combat Rock?, ganharam fama nos EUA em 1983, mas foi um ano difícil. Headon foi demitido, por ter sérios envolvimentos com drogas, e Mick Jones saiu da banda. Em seguida, gravaram ?Cut The Crap?, que foi um fracasso e levou ao fim do grupo.

Voltar ao topo