O inferno em cada um de nós

Após a morte, "os ausentes" vão para um local onde disputam poder, atenção, onde cada gesto pode ser uma chibatada no outro ou peso na consciência alheia. Alguns chamam este local de inferno, Jean-Paul Sartre diria que "o inferno são os outros" na peça Entre Quatro Paredes, que se apresenta nesta quinta e sexta-feira no Festival de Teatro de Curitiba.

O texto do filósofo existencialista Jean-Paul Sartre com o título original Huis Clos (tradução literal Portas Fechadas) foi escrito às portas do fim da Segunda Guerra Mundial em 1944 e nele está a alegoria de finitude, que acompanhou os anos de guerra. A encenação da Cia 4 Produções, sob direção de Élcio Rossini, trabalha com cenografia limpa, bem cuidada e com uma luminação que espelha as reações do espectador, pela reflexão da luz na estrutura de acrílico que envolve o espaço cênico.  

Os personagens confinados neste local são o jornalista Garcin (Marcelo Aquino), a socialite Estelle (Daniela Aquino) e a funcionária dos correios Inês (Carolina Garcia), todos conduzidos pela mão do Criado (André Mubarack). Cada qual é o carrasco do outro.

A peça tem a trilha sonora assinada por Marcelo Delacroix, orientação de atores de Sandra Dani, figurinos de Álvaro Vilaverde e operação de som de Paulo Ballardim, luz assinada por Antônio Tubino e Liliane Vieira, com operação de Liliane.

Não obstante o sucesso de público na temporada de estréia e no Porto Alegre em Cena, em 2004, a peça vem referendada por duas distinções: as quatro indicações do Prêmio Açorianos 2004 – que será entregue em 23 de março – melhor espetáculo, melhor direção e cenografia (Élcio Rossini), e melhor iluminação (Antônio Tubino e Liliane Vieira);

A apresentação faz parte da Caravana Funarte das regiões Sul/Sudeste. A Cia 4 foi o único grupo de teatro adulto selecionado no Rio Grande do Sul.

Serviço:
O quê: Entre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre
Quem: Cia 4 Produções sob direção de Élcio Rossini
Quando: Dia 17, às 23h e dia 18, às 14h
Onde: Teatro Cleon Jacques, em Curitiba
Ingresso: R$14

Oficina na FAP:Rua dos funcionários,1357 Bairro Cabral
Dia 18 das 9h30 ás 12h
Gratuito

Voltar ao topo