O fantasma da timidez

Um cego tenta atravessar a rua, precisa de ajuda e pacientemente aguarda. Algumas pessoas passam por ele antes que alguém se disponha a ajudar. O que houve? Por que as outras pessoas não o auxiliaram? Má vontade? Descaso? Pressa?

Creio que não.

O principal responsável pela omissão, em um caso como este, é um velho e ardiloso inimigo, um perigoso sabotador de nossa felicidade e de nosso sucesso; a timidez. Muitas vezes é possível “ler” no rosto das pessoas que elas querem ajudar o cego, mas têm vergonha.

A timidez é uma das muitas manifestações do medo e tem o poder de nos paralisar. Vale lembrar que o medo é, de longe, nosso maior inimigo.

Vamos a outro exemplo.

O Sr. A trabalha em uma empresa e como funcionário dedicado e inteligente elabora boas soluções para superar metade dos desafios surgidos em seu departamento, também tem boas idéias para reduzir custos, encurtar prazos e melhorar a qualidade dos produtos de sua empresa, mas há um problema. Ele não se pronuncia. É muito tímido e assim permanece em silêncio.

O Sr. B, por outro lado, é um funcionário medíocre, pouco interessado pelo trabalho, no entanto, nas raras ocasiões em que tem alguma idéia decente, rapidamente a transmite a seu superior.

Amigo leitor, adivinhe quem vai ser promovido ao final do ano?

O “gênio” do Sr. B é claro.

O tímido teme o julgamento das pessoas, teme a exposição, tem medo de que sua timidez fique evidente, que ele fique tremendo diante de seu interlocutor.

Isto é grave, perigoso, e pode atrapalhar muito a sua vida, sabotando a sua ascensão profissional e até impedindo-o de encontrar uma companheira ou companheiro. Quantos relacionamentos de excelente futuro deixaram de acontecer porque, nenhum dos dois teve a coragem de dar o primeiro passo.

É preciso que pais e professores ajudem seus filhos e alunos a superar a timidez. A notícia boa é que há um antídoto de extraordinária eficácia contra este mal, um antídoto simples e poderoso, mas que pode ser aplicado apenas pelo próprio paciente.

O antídoto, o remédio, consiste em gradativamente enfrentar aquilo que se teme. Não há outro conhecido, mas este efetivamente funciona.

Casos graves podem precisar da ajuda de um terapeuta, mas na maioria das situações a força de vontade e determinação do refém da timidez serão suficientes para libertá-lo, desde que acionadas.

Como seria a sua vida sem a timidez? Pense nas possibilidades. O remédio está à disposição, dentro de você, basta usá-lo!

Nas primeiras vezes em que você encarar aquilo que teme, provavelmente vai gaguejar e tremer, mas e daí? É muito melhor do que ficar escondido em um canto vendo a vida passar, sem alcançar o que busca, por que sequer tentou.

A Universo é rico em possibilidades, e a vida pode ser uma experiência absolutamente fantástica e colorida para aqueles que ousam corajosamente buscar o que querem, portanto vá em frente! Sucesso e felicidade!

Alan Sant?Anna

é conferencista e consultor nas áreas de comunicação, inteligência emocional, atendimento, vendas, desenvolvimento pessoal e liderança.
conexao.consult@terra.com.br

Voltar ao topo