O casca grossa

Você conhece o tipo. Aquele sujeito que freqüentemente trata seu funcionário de modo grosseiro, agressivo e desrespeitoso, o indivíduo que acha que tem o direito de ser grosso com os outros, sobretudo com aqueles que não estão bem preparados para se defender de seus ataques.

É um tipo que se justifica dizendo que tem personalidade forte e freqüentemente se refere ao restante da humanidade, excluído ele próprio, como um bando de idiotas.

Essa cara é arrogante e normalmente é covarde, pois não é grosseiro com seus superiores, somente com aqueles que ele sabe que não estão em posição de se defender.

Entre suas características além do tom de voz ríspido estão o sarcasmo e a ironia. Muitas vezes zombam das pessoas com a intenção de humilhá-las. Aliás, esses indivíduos gostam de humilhar os demais, talvez porque assim sintam-se mais importantes, ou simplesmente por não terem alcançado o sagrado valor do respeito.

Deixe-me fazer justiça. Nesse comportamento encaixam-se não apenas muitos chefes, mas alguns pais, professores, policiais, cônjuges ou qualquer pessoa que tenha poder sobre alguém. Em alguns casos o filho tem mais autoridade em casa do que os pais, e nesta situação o casca grossa do lar pode muito bem ser um adolescente de 14 anos. Eu estou tomando como exemplo um homem, mas é claro que mulheres também podem apresentar esse comportamento.

O casca grossa, e é assim que vamos denominá-lo, também é grosseiro com fornecedores que, pressionados pela necessidade de manter o cliente, acabam muitas vezes tolerando seu desrespeito. Assim esse elemento é grosso com caixas de banco, balconistas, telefonistas, vendedores ou qualquer um que ele acredite não poder se defender.

É preciso lembrar que o casca grossa não é assim todo o tempo. De tempos em tempos ele fica manso e sai por aí sorrindo para as pessoas, inclusive para aquelas que já desrespeitou antes.

O patético da história é que ele usa estes períodos de aparente normalidade para se intitular uma pessoa legal. Ele dirá que apenas perde as estribeiras de vezes em quando, mas que a vítima merecia. Também costuma dizer que não é grosso, mas rigoroso.

O casca grossa que não se iluda. Eu e você sabemos a diferença entre alguém firme ou rigoroso e alguém grosseiro.

Eu quase esqueço de citar uma característica importante. Alguns cascas grossas, os casos mais sérios, gostam de contar para os outros, com riqueza de detalhes, como pisaram em alguém.

O que me preocupa e o que me levou a escrever este artigo é que o nível de prejuízo causado por este indivíduo à sociedade está sendo subestimado.

Quantas pessoas adoecem por estresse, em grande parte imposto por um chefe, pai ou cônjuge casca grossa? Quantos erros deixam de ser detectados por que o funcionário tem medo de falar com o seu chefe? Quantos trabalhadores sentem-se desestimulados por um tratamento desrespeitoso? Quanto sofrimento, quanto desequilíbrio e até acidentes foram causados por estas pessoas, os cascas grossas?

Estas pessoas são altamente intoxicantes para a sociedade e representam um risco para a nossa saúde, felicidade e até para a nossa economia. Esta gente dá prejuízo!

Estou exagerando?

Pergunte a quem convive com um deles.

O que vamos fazer com eles? Devemos ser grosseiros com eles, como eles são conosco?

Claro que não! Nós já alcançamos o valor do respeito, da gentileza e da educação.

Temos que educá-los. E a melhor maneira para isto é sendo firmes com eles. Se quisermos um mundo melhor e mais justo teremos que correr alguns riscos e suportar certos sacrifícios.

Olhe nos olhos do próximo casca grossa que o desrespeitar e diga para ele em tom firme: – Você está sendo grosseiro e está me desrespeitando!

Talvez você perca o emprego, mas o mundo estará um pouco melhor.

Não é preciso resolver tudo em um dia, mas dentro de suas possibilidades comece a ser mais firme com o casca grossa, pois a maioria deles ainda é capaz de mudar.

E quanto a você, casca grossa que esta lendo este artigo, já que a carapuça serviu, reflita e comece a tratar seu semelhante com respeito, porque, por mais sofrimento que você consiga causar, e consegue muito, o maior prejudicado a médio e longo prazo, será sempre você.

Alan Sant?Anna

é conferencista e consultor de empresas nas áreas de comunicação, inteligência emocional, atendimento, vendas, desenvolvimento pessoal e liderança (
conexao.consult@terra.com.br).

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