Números do sofrimento

Mesmo com a diminuição do ritmo de propagação da aids no mundo, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou anteontem que 38,6 milhões de pessoas estão afetadas pela doença que continua a se disseminar em populações da Ásia Central, África subsaariana e países do leste europeu. No ano passado, mais quatro milhões de pessoas entraram na infausta estatística dos infectados pelo vírus HIV.

O informe anual da ONU diz ainda que 2,8 milhões de aidéticos morreram no ano passado, embora a epidemia evolua em ritmo mais lento que o registrado ao longo da década dos 90s.

Nos países africanos localizados abaixo do deserto do Saara, a região do planeta mais afetada pela enfermidade, está a maior parte dos seres humanos soropositivos, ou seja, um total de 24,5 milhões de pessoas, exatos dois terços do total mundial atingido pela epidemia.

A explicação da ONU para a rápida expansão da aids nos países da antiga União Soviética reside na precariedade dos esforços dos governos e da própria sociedade na prevenção da doença que em menos de dez anos alcançou cerca de 1,5 milhão de habitantes, dos quais 53 mil sucumbiram no ano passado.

O Brasil, felizmente, continua entre os países mais avançados em termos de política séria de combate à aids, tanto em campanhas de prevenção como no tratamento dos doentes, sobretudo dos carentes, aos quais é garantido o acesso gratuito aos medicamentos retrovirais específicos, o benfazejo coquetel antiaids. Contudo, esta luta ainda requer muito descortino, compreensão e, acima de tudo, solidariedade com os sofredores. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.