Número de cursos de ensino superior a distância cresce 571% em três anos

A procura por cursos de ensino superior tem aumentado no Brasil, com destaque para os cursos de Ensino a Distância (EAD). De acordo com o Censo da Educação Superior 2006, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e divulgado em dezembro, entre 2003 e 2006, houve um aumento de 571% em número de cursos a distância e de 315% no número de matrículas. No mesmo período, houve aumento de 34,3% em matrículas em tecnológicos, e 8,3% em número e 5% em matrículas em cursos de graduação.

Um exemplo desta demanda é o que ocorre no Instituto de Estudos dos Escrivães, Notários e Registradores. Entre 2006 e 2007, o número de alunos do Inoreg cresceu 69%. Em cursos presenciais, houve um aumento de 38% no número de alunos; à distância, esse número foi de 100%. "A facilidade e o preço atraente vêm incentivando a procura por aulas a distância. Hoje, atingimos praticamente todo o Brasil pela modalidade telepresencial, por meio da parceria com a Rede LFG", afirma o diretor de projetos do Inoreg, Romualdo Miura.

Ao lado dessa estatística, cresce também a procura por profissionais qualificados em áreas cada vez mais especializadas. "A cada ano, a procura pelos cursos na área notarial e registral tem aumentado significativamente, pois o mercado de diversos segmentos econômicos tem valorizado o conhecimento técnico e especializado. Nós temos profissionais tanto de cartórios, como de imobiliárias, bancos e financeiras em busca desse tipo de informação", afirma Miura. No ano passado, aproximadamente 800 alunos realizaram cursos no Inoreg, formando um período com nível positivo de aproveitamento, comprovado pelo baixo índice de desistência. Em 2007, as desistências foram em torno de 5%, enquanto a média do mercado é de 30%.

Voltar ao topo