Número de candidatos à Câmara é o maior da história

O número de candidatos que deverão concorrer às 513 vagas da Câmara dos Deputados é o maior da história. Conforme informações da Agência Câmara serão 5.406 candidatos, superando dez por vaga. O Estado do Rio de Janeiro tem a maior concorrência, com 16 candidatos por vaga. A menor está na Bahia, com pouco mais de cinco candidatos por vaga.

Segundo a Agência, mais de 90% da atual bancada da Câmara concorre à reeleição. Os quatro partidos com o maior número de deputados federais candidatos à reeleição são o PT com 81; o PMDB, 79; o PFL, 50; e o PSDB, 46.

Outro motivo para o aumento da concorrência é que os pequenos partidos apresentaram mais candidatos para terem mais votos. O objetivo é se adaptar à cláusula de barreira, que aumentou o número de votos necessários para que os partidos tenham funcionamento parlamentar.

Para o professor de ciência política da Universidade de Brasília (UnB) David Fleischer, a representação diferenciada definida pela Constituição é um dos motivos da alta concorrência verificada em alguns Estados. Em São Paulo, por exemplo, há mais de 14 candidatos por vaga.

"São Paulo é um Estado sub-representado. Deveria ter 120 deputados, mas tem só 70 vagas. Nos Estados do Amapá, Roraima e Acre, onde deveria ter um deputado, tem oito vagas", explica. Fleischer estima que haverá uma renovação de 60% a 65% da Câmara após as eleições.

Voltar ao topo