Novos Guardas fazem treinamento em praças e parques de Curitiba

Novos Guardas Municipais que se preparam para entrar em operação em julho já estão nas ruas da cidade. Depois de um semestre de curso técnico de formação profissional, na Academia Policial Militar Guatupê, eles agora fazem um treinamento prático nas ruas, praças e parques. O treinamento faz parte do currículo do curso. São 116 guardas, aprovados em concurso público que foram convocados para o treinamento no fim do ano passado.

O estágio começou na segunda-feira (5) em diversos pontos do centro da cidade, incluindo as praças Rui Barbosa, Osório, Santos Andrade e os parques Barigui, São Lourenço e Jardim Botânico. Segundo o Secretário Municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos, o estágio prático servirá de avaliação para a formação do guarda.

"Durante trinta dias o grupo passará por situações rotineiras, como o patrulhamento ostensivo, atendimentos a ocorrências e orientações ao cidadão, este período será o suficiente para os supervisores avaliarem as condições do profissional", disse Itamar dos Santos.

O curso de formação profissional para guardas municipais teve início em fevereiro deste ano, na Academia Policial Militar do Guatupê. Com 600 horas/aula e ministrado por instrutores das secretarias da Defesa Social, Recursos Humanos, do Meio Ambiente, Turismo, Diretran, Instituto Municipal de Administração Pública, Procuradoria Geral do Município, Fundação Cultural, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, o curso abrange 26 disciplinas, divididas em quatro módulos: Cultura Jurídica, Técnicas Operacionais, Conhecimento do Espaço Urbano e Relações Humanas. O curso é resultado de convênio entre a Secretaria Municipal da Defesa Social e as polícias Militar e Civil para capacitação dos guardas municipais.

Com um efetivo atual de 1.477 homens, a Guarda Municipal presta serviços em 442 postos de atendimento e 2.340 pontos da cidade como escolas, creches, postos de saúde, praças, parques e bosques. Além de cuidar do patrimônio municipal, a atuação da Guarda é um importante auxílio às polícias civil e militar, encarregadas da segurança pública.

Voltar ao topo