Novos filmes infantis estréiam na programação do cinema a um real

A programação do próximo domingo (21), nos cinemas da Fundação Cultural de Curitiba, com ingressos a R$ 1,00, traz novas opções de filmes infantis. Estarão em cartaz "Música e Fantasia", desenho animado italiano, produzido em 1976, com direção de Bruno Bozzetto, e "O Castelo Encantado", filme de animação do mesmo diretor de "A Viagem de Chihiro". "Música e Fantasia" será apresentado na Cinemateca (R. Carlos Cavalcanti, 1174), às 10h e 15h. "O Castelo Encantado" estará nas sessões das 10h, 14h30 e 16h50 do Cine Luz (R. 15 de Novembro, 822).

Uma sátira da animação "Fantasia", realizada por Walt Disney em 1940, é o ponto de partida da produção italiana. O diretor utiliza os mesmos recursos de Disney, animando peças musicais clássicas e ainda acrescentando um crítica social em cada quadro. Em "Bolero", de Ravel, mostra que a partir de um resto de coca-cola abandonado por uma nave espacial se desenvolve toda a evolução das espécies e, de maneira crítica e irônica, o aparecimento do homem. Em "Pássaro de Fogo", de Stravinski, satiriza a gênese bíblica, de forma a identificar o "castigo divino" com a moderna sociedade consumista.

Em "O Castelo Encantado", de Hayao Miyazaki, a jovem Sophie é covardemente amaldiçoada por uma bruxa e se transforma numa mulher velha e doente. Para não ser vista neste estado, ela foge e, sem forças, acaba ficando no castelo do mago Hauru, aparentemente abandonado. Lá ela conhece um demônio de fogo chamado Calcifer, que também foi amaldiçoado, e o mago Markos.

Nas sessões das 17h e 20h, a Cinemateca estará apresentando o filme "O Passageiro ? Profissão Repórter", realizado em 1975 por Michelangelo Antonioni. No elenco estão Jack Nicholson, Maria Schneider, Jenny Runacre, Ian Hendry e Steven Berkoff. Nicholson faz o papel de um jornalista entediado que assume a identidade de um morto e passa a contrabandear armas para a guerrilha na África. O filme faz parte da programação da mostra "Cinema e Jornalismo", realizada em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.

O Cine Luz exibe domingo, às 19h e 21h10, o filme "Ágata e a Tempestade", de Silvio Soldini. Ágata é dona de uma livraria em Gênova que indica livros aos clientes como se fossem remédios. Possuidora de uma intensa energia, literalmente, ela é capaz de provocar curtos-circuitos e queimar lâmpadas. Ela namora Nico, 13 anos mais jovem, e também o irmão gêmeo dele, o que provoca algumas confusões. O clima de perplexidade se completa quando Ágata descobre que Gustavo, que sempre pensou ser seu irmão, na verdade, é o irmão de outra pessoa. Neste clima de ambigüidade e redescobertas, Ágata põe à prova seus conceitos e sua atitude diante da vida.

Durante a semana, o Cine Luz apresenta "Ágata e a Tempestade" nas sessões das 14h30, 16h50, 19h e 21h10. A Cinemateca continua exibindo, até o dia 21, a mostra Cinema e Jornalismo. Segunda e terça-feira, dias 22 e 23, a partir das 19h30, a Cinemateca faz o lançamento de curtas-metragens dos diretores paranaenses Luigi Franceschi e Geraldo Pioli, e a partir do dia 24 apresenta a série de vídeos "Projeto Encontros: Memória da Literatura Paranaense", que contém o registro de depoimentos de poetas e escritores contemporâneos do Paraná.

Voltar ao topo