Os novos diretores e vice-diretores das escolas municipais de Curitiba, escolhidos pela comunidade em eleição direta realizada no último sábado, assumem suas funções a partir de janeiro. A votação foi realizada das 9 às 16 horas e o processo foi finalizado por volta das 22 horas, depois de a comissão eleitoral ter analisado as informações enviadas pelas escolas e formalizado os eleitos.
Participaram da escolha, feita por voto direto, pais, alunos maiores de 16 anos, professores e funcionários das escolas. A secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet, acompanhou a votação.
O processo eleitoral foi acompanhado também por uma comissão formada por um vereador, dois representantes das Associações de Pais, Professores e Funcionários (APPFs), representantes da Secretaria Municipal da Educação e dos sindicatos do Magistério Público Municipal e dos Servidores Públicos Municipais.
"A eleição oferece a oportunidade de discutir a escola e propor avanços", disse Eleonora Fruet. A secretária lembrou que este ano todas as chapas inscritas tiveram que apresentar propostas pedagógicas para melhoria da qualidade de ensino da unidade que pretendem administrar. "Esta foi uma condição para participar da eleição", explicou.
A inovação é uma proposta da Secretaria Municipal da Educação e corresponde às diretrizes do programa de Qualidade da Educação Municipal, uma das prioridades do prefeito Beto Richa para a área. Os candidatos devem apresentar um plano de ação detalhado, levando em conta a realidade da comunidade escolar, o rendimento dos alunos, o envolvimento da escola com a comunidade e as abordagens do trabalho pedagógico com os professores que compõem a equipe.
No início de dezembro, a Secretaria vai promover um seminário com os novos diretores eleitos para discussão do planejamento estratégico das escolas. No encontro serão apresentadas as propostas de cada uma das chapas vencedoras. "O grande desafio desta gestão é melhorar a qualidade da educação e esse é um dos caminhos que estamos propondo", afirmou a secretária Eleonora Fruet.