Rio de Janeiro – Um novo terminal foi inaugurado neste sábado (26) no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, responsável pela ponte aérea Rio-São Paulo, vôos regionais e táxis aéreos. Construído entre o atual terminal e o hangar da companhia aérea Varig, será operado como terminal de desembarque.

continua após a publicidade

Segundo o superintendente regional da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Pedro Azambuja, o aeroporto tinha uma capacidade de receber 1,5 milhão de passageiros por ano, mas já estava operando com cerca de 4 milhões. Com o novo terminal e a adequação do terminal velho (também em obras), a capacidade deve passar para 8 milhões, estima a empresa.

A área de embarque passou de 500 metros para 1800 metros quadrados, o que, segundo Azambuja, vai "agilizar o atendimento e reduzir filas". Ele informou ainda que a segunda fase da obra, para adequar o antigo terminal, será concluída em julho, até os Jogos Pan-Americanos. Ao todo serão investidos cerca de R$ 314 milhões.

De acordo com a Infraero, as obras estão sendo feitas de acordo com as recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tombou o aeroporto, considerado um ícone da arquitetura modernista. Assim, a imagem que os passageiros têm do espelho da Baía de Guanabara não será prejudicada, já que os tubos conectores foram construídos em vidro.

continua após a publicidade

Azambuja também disse que "possíveis problemas de adequação operacional não estão sendo cogitados". E que "o aeroporto está funcionando normalmente, desde as seis horas da manhã".