Novo sistema de matrículas deve acabar com filas nos colégios

O novo sistema de matrículas para a pré-escola e 1ª série do Ensino Fundamental, adotado pela Secretaria Municipal de Educação, deve colocar fim às filas que se formam em frente às escolas públicas de Curitiba. Pelo menos é essa a expectativa do secretário municipal de Educação, Paulo Afonso Schmidt, que divulgou hoje os resultados das primeiras fases do projeto e os prazos para que os pais dos alunos confirmem as matrículas.

Conforme levantamento da secretaria da Educação, cerca de 27,8 mil crianças de Curitiba estão cadastradas, das quais mais de dois mil têm o cadastro repetido. Isso significa que cerca de 25 mil crianças estarão na escola no ano que vem, incluindo as quase 9 mil que são das áreas de risco – invasões. O secretário garantiu que as vagas estão garantidas para todos os cadastrados.

Pela primeira vez, as crianças ingressarão na rede pública através do cadastramento georreferenciado, em que os alunos terão vagas garantidas nas escolas mais próximas de suas casas. A distância média da casa ao colégio é de um quilômetro.

Confirmação da matrícula
Desde segunda-feira, os pais de alunos de 1.ª série que se cadastraram no período de abril e maio estão recebendo uma carta da secretaria, solicitando o comparecimento à escola indicada. Para eles, o período para a confirmação de matrícula é de 4 a 8 de novembro. Já alunos da pré-escola estarão recebendo a carta a partir do final de novembro, e a confirmação será nos dias 9 e 10 de dezembro. Para efetivar a matrícula, é necessário levar a certidão de nascimento da criança e um comprovante de residência.

Quem não receber a carta deve procurar os Núcleos Regionais de Educação, nas Ruas da Cidadania, ou buscar informações através do fone (41) 322-0408. Já os pais que mudaram de endereço ou não concordam com a escola indicada pela prefeitura, pode procurar os Núcleos Regionais no período de 12 a 22 de novembro.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.