Novo projeto vai capacitar professores para combate as drogas

Cinco mil professores da rede pública de ensino participam, a partir desta semana, de um projeto que vai ajudá-los a manter os estudantes longe das drogas. Em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o Ministério da Educação preparou uma série de 16 vídeos com dicas de como informar, dialogar e aumentar a auto-estima de crianças e adolescentes.

Esses vídeos serão apresentados em oficinas, que também vão contar com livros e instruções de especialistas. Cerca de 740 escolas de todo o país participam do projeto. A diretora de Produção e Capacitação da Secretaria de Educação a Distância (SEAD), Carmem Neves, espera que os professores adaptem as instruções dadas à realidade de cada região.

?O curso acontece em 16 semanas, começa agora e vai até dezembro, que é para dar tempo de o professor pensar bastante, refletir bastante, aprofundar e desenhar uma proposta para a sua própria escola?, explica Carmem.

O projeto tem o apoio da Secretaria Nacional Antidrogas e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Para a elaboração do material didático, o Ministério da Educação investiu cerca de R$ 500 mil. Outros R$ 600 mil foram disponibilizados pela Embaixada dos Estados Unidos para a reprodução das fitas e apostilas.

O ministro da Educação, Tarso Genro, acredita que a ampliação das parcerias pode fortalecer o projeto. ?Esse é um programa que atua antes da droga se tornar uma questão enraizada, antes que ela se torne uma questão policial?, acredita Genro. ?Nós queremos que esse projeto seja um projeto piloto. Vamos observar seu funcionamento para depois ampliá-lo para outras escolas.?

Voltar ao topo