Novo modelo de jato da Embraer faz seu primeiro vôo de testes

O jato comercial Embraer 195 realizou ontem, em São José dos Campos (SP), seu vôo inaugural. Durante 1 hora e 56 minutos foram feitos diversos testes de validação de sistemas e qualidade em vôo. O aparelho, de 108 assentos, é o maior avião já construído pela Embraer.

Segundo a empresa o Embraer 195 continuará os testes em vôo na unidade de Gavião Peixoto, também no interior paulista, onde também ocorre a campanha de certificação das outras aeronaves da família Embraer 170/190.

"O primeiro vôo do Embraer 195 decorreu bem. Com todos os testes de validação concluídos com sucesso, estamos verdadeiramente impressionados com as características comuns do avião em comparação aos outros membros da nova família de jatos da Embraer", disse Glen Peach, piloto de Prova em Comando.

A certificação do avião é esperada para o segundo trimestre de 2006. A companhia aérea Swiss encomendou 15 modelos do Embraer 195 e tem mais dez opções de compra. A General Electric Capital Aviation Services (Gecas) tem dez opções de compra do avião.

O Embraer 195, projetado para o mercado entre 70 e 110 assentos, é o quarto e maior integrante desta família de jatos comerciais da empresa.

Voltar ao topo